Além dos EPI’s, os trabalhadores irão receber alimentação durante os 10 dias de festejo
Os catadores de materiais recicláveis de Santana do Cariri receberam, na última quarta-feira (8), capacitação sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). A ação visa garantir o bem-estar e a segurança dos profissionais durante a 3ª Festa e 22ª Romaria da Beata Benigna Cardoso, que acontece de 15 a 24 de outubro. Esta é uma iniciativa da Regenera Cariri, em parceria com a Prefeitura de Santana do Cariri.
Seis trabalhadores receberam kits contendo protetor solar, protetor auricular, máscaras do tipo N95, garrafa de água, luvas, chapéu, botas e camisa com proteção ultravioleta. A Regenera Cariri também irá fornecer alimentação para os catadores cadastrados durante todos os dias da Romaria.
“É uma garantia de um trabalho com segurança, cuidado e dignidade. A entrega de equipamento de proteção individual, feita no dia de hoje, marca o início de uma jornada coletiva de transformação e cuidado pelo trabalho essencial desses profissionais na gestão adequada desses resíduos sólidos aqui na região do Cariri”, disse Ingrid Botelho, gerente comercial da Regenera Cariri.
A iniciativa marca mais um passo no compromisso da Regenera Cariri com a valorização dos catadores, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais na economia circular e na proteção ambiental de toda a região do Cariri. Além de ser uma medida de saúde e segurança, a entrega dos EPIs reforça a busca por eventos mais sustentáveis, onde o gerenciamento adequado de resíduos é prioridade.
O prefeito do município, Samuel Cidades, enalteceu o trabalho dos catadores e destacou que são fundamentais para manutenção da limpeza do espaço que deve receber cerca de 50 mil pessoas durante os 10 dias de evento – somente no dia 24, encerramento da romaria, são esperadas mais de 30 mil pessoas.
Apoio continuado
A ação com os catadores de Santana do Cariri se soma a outras iniciativas do mesmo tipo, executadas pela Regenera Cariri. No período de junho a setembro de 2025, a concessionária deu suporte a 83 catadores com EPIs e alimentação na Festa do Pau da Bandeira, Vaquejada de Missão Velha, Expocrato e ExpoVaq nas cidades de Barbalha, Missão Velha, Crato e Farias Brito, respectivamente.
Sobre a Regenera Cariri
A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.
Serão investidos mais de R$110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.
Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.