Expocrato 2025 tem legado de sustentabilidade com permissionários do Inferninho

Comerciantes colaboraram com o processo de reciclagem no espaço, separando os resíduos gerados no local

A Expocrato 2025 encerrou no último domingo (20) e deixou marcas sustentáveis positivas. Além da conscientização alcançada com os permissionários, que passaram a enxergar o processo de reciclagem de outra maneira, catadores reciclaram 1,7 tonelada de resíduos, promovendo economia circular. Durante a feira, os comerciantes do espaço tradicional conhecido como Inferninho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, colaboraram com o processo de reciclagem no espaço, separando os resíduos gerados no local.

Os resíduos recicláveis, como latinhas de alumínio, garrafas PET, papelão e plásticos foram separados pelos comerciantes e entregues diretamente aos catadores, contratados pela Regenera Cariri para atuar na coleta seletiva durante a feira. A expectativa é que, com o exemplo do Inferninho, outras áreas da Expocrato também adotem práticas sustentáveis nas próximas edições.

A mudança de atitude aconteceu após a campanha de voluntariado da Regenera Cariri no local, antes da feira, com colaboradores retirando resíduos do riacho da Matinha e conscientizando os comerciantes sobre a importância da reciclagem. A permissionária Antônia Maria explicou que foi a partir dessa iniciativa que reavaliou o modo como descartava os materiais. “Depois que passaram aqui, a gente entendeu que é importante a reciclagem. Antes, muitos de nós jogavam as coisas no riacho e ficava com mau cheiro, ninguém queria vir aqui. Agora é diferente, o Inferninho tá famoso”, destacou Antônia. 

Sebastião Bezerra, também permissionário, destacou que a ação tem benefícios em larga escala. “Um ambiente limpo é bom pra gente e melhor ainda para nossos clientes. Separando latinhas e garrafas, me ajudo, ajudo os catadores e também o meio ambiente, né?! E ainda tem os clientes que vão preferir vir comer aqui, vendo que tá limpo”, disse o permissionário. 

O Inferninho é um dos espaços mais tradicionais e populares da Expocrato, conhecido pela diversidade musical, gastronomia típica e ambiente democrático. Agora, além da festa, o espaço também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Com as ações sustentáveis desenvolvidas pelos permissionários, o espaço ganhou novos frequentadores, atraindo inclusive apresentações de artistas como Zé Vaqueiro.

Foto: Carlos Maxsuel

Sobre a Regenera Cariri

A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos. A gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.