Catadores que trabalharão na Festa de Santo Antônio, em Barbalha, recebem capacitação e kits de proteção

A capacitação e a entrega dos materiais foram realizadas pela Regenera Cariri, que também disponibilizará alimentação para os catadores em todos os dias do evento

Catadores de materiais recicláveis que irão trabalhar durante os dias da Festa de Santo Antônio, em Barbalha, participaram, no último dia 27, da capacitação “Saúde, segurança e sustentabilidade” e receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ação foi realizada pela Regenera Cariri e contemplou 40 trabalhadores que vão atuar no festejo que, simbolicamente, abre as comemorações juninas no Nordeste brasileiro.

Os kits recebidos pelos trabalhadores contêm camisa de identificação, botas, chapéu, protetor solar, protetor auricular, luvas e máscaras do tipo N95. Ao longo dos dias de festividades, a concessionária também irá fornecer alimentação para todos os catadores cadastrados.

A gerente de Valorização de Resíduos da Regenera Cariri, Mariana Porto, reforçou que a ação reitera o compromisso com a dignidade dos catadores e a preservação do meio ambiente. “Nesta edição da Festa de Santo Antônio, reforçamos nosso empenho com a segurança e dignidade dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. São homens e mulheres que, com muito esforço e dedicação, ajudam a transformar o evento em um espaço mais limpo, consciente e sustentável”, comentou ela.

A concessionária também vai montar tendas de apoio que ficarão disponíveis em vários pontos da Festa de Santo Antônio e poderão ser utilizadas pelos catadores para guardar o material recolhido durante um dia. Esse contexto permitirá aumentar a quantidade de recicláveis que cada trabalhador poderá coletar ao longo das duas semanas de festejo.

Com mais de 10 anos como catadora, Cristina Alves Pereira afirma que o apoio oferecido pela Regenera Cariri foi fundamental para que ela decidisse trabalhar na edição deste ano do evento. “Eu nasci aqui e nunca vi esse apoio, não tinha nenhum EPI, e agora, com a Regenera, vamos trabalhar para ajudar o meio ambiente. Vou trabalhar todos os dias”, contou.

Leonardo dos Santos, também catador, disse que a distribuição de equipamentos de proteção era uma forma de reconhecimento ao trabalho deles. “Eu acho importante, antes era muito solto, e com isso, a gente tem reconhecimento da população, que vai ter mais respeito pelo nosso trabalho”, afirmou.

Sobre a Regenera Cariri

A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de lixo, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.

Serão investidos mais de R$ 110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.

Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.