Caririaçu foi o último município apoiado pela concessionária. A ação mostra sintonia com os debates globais sobre resíduos sólidos
A Regenera Cariri consolidou, na última semana, um marco fundamental na atuação socioambiental: completou o ciclo de apoio operacional aos catadores de materiais recicláveis dos nove municípios que atende. Os trabalhadores de Caririaçu foram contemplados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e capacitação, garantindo que, agora, toda a rede de catadores da região atue com maior segurança e dignidade.
Desde a chegada da concessionária à região, em 2023, já foram entregues 251 kits de proteção. Apenas em 2025, a iniciativa beneficiou 110 catadores, assegurando que o apoio chegue a todas as cidades da área de atuação da empresa. Os kits incluem itens essenciais como protetor solar, máscaras N95, luvas, botas e camisas com proteção UV.
Para Ingrid Botelho, Gerente Comercial da Regenera Cariri, o momento simboliza mais do que uma entrega de materiais. “Ofertar esse apoio significa padronizar a segurança e valorizar esses trabalhadores em todo o território onde atuamos. Asseguramos que esses profissionais, essenciais na gestão de resíduos, tenham as condições de trabalho que merecem nas cidades que atuam”, afirma.
Sintonizada com os debates da COP30
O apoio oferecido aos catadores do Cariri ganha relevância extra por estar alinhado com o que foi debatido na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), encerrada nesta sexta-feira (21), em Belém (PA). Durante o evento global, o manejo adequado de resíduos sólidos foi apontado como uma poderosa estratégia de ação climática, em oito painéis.
Na COP30, foi destacado que a efetividade das ações sustentáveis depende do suporte àqueles que estão na linha de frente. As experiências apresentadas no evento, como as das prefeituras de Salvador e Olinda, reforçaram que fornecer EPIs e estrutura para catadores é vital não apenas para a economia circular, mas para a dignidade humana, premissa que a Regenera Cariri já executa na região.
Em Caririaçu, a ação foi endossada pela gestão municipal. O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Laércio Nogueira, reforçou o impacto local dessa visão global: “Esta parceria é um avanço significativo no nosso compromisso social e ambiental, permitindo que os catadores trabalhem com a dignidade necessária”. Esta foi a primeira vez que os catadores do município receberam esse tipo de apoio.
Sobre a Regenera Cariri
A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos. A gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.