Educação ambiental: mais de 1.400 alunos são impactados com palestras sobre resíduos sólidos e sustentabilidade durante o primeiro semestre de 2025

Iniciativa da Regenera Cariri contemplou 11 escolas na região ao longo de quatro meses

Cerca de 1.470 alunos de 11 escolas públicas da região ampliaram o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos e os 5 R’s da Sustentabilidade ao longo do ciclo de palestras educativas promovidas pela Regenera do Cariri, entre março e junho deste ano. Os encontros sensibilizaram os alunos para a necessidade de mudanças na relação com o consumo e descarte de resíduos, destacando como pequenas ações individuais podem gerar um grande impacto ambiental positivo.

Para a gerente comercial da Regenera Cariri, Ingrid Botelho, levar a educação ambiental para as escolas é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. “A abordagem dos 5Rs – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – auxilia os estudantes a compreenderem que o consumo responsável e a correta destinação de resíduos são pilares essenciais para um futuro sustentável”, completou.

“A conscientização da sociedade inicia na escola, onde construímos multiplicadores e agentes de transformação. A palestra que levamos para as escolas começa explicando a problemática e termina mostrando a solução, como cada um de nós podemos fazer a diferença e colaborar com um futuro mais sustentável e um ambiente mais preservado para as futuras gerações”, argumentou a gerente.

Para os alunos, a experiência de aprendizado foi além da teoria e se tornou um convite à prática cotidiana da sustentabilidade. Beatriz Lauane, estudante do 2º ano do ensino médio da EEMTI Governador Adauto Bezerra, em Crato, destacou a importância da palestra, principalmente na separação do lixo, e disse que as informações auxiliarão na disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). “Melhor do que reciclar é não produzir o lixo. Essa palestra foi muito importante, principalmente para mim, porque estou fazendo uma pesquisa de NTPPS, ela foi muito útil para colocar informações necessárias no projeto”, disse.

Sobre a Regenera Cariri

A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.

Serão investidos mais de R$ 110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.

Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.